Com o objetivo geral de propiciar a produção de uma grande intervenção e integração visual com obras de grafiteiros, o Projeto Muros – Encontro de Grafite, coordenado por Luís Otávio World, promoveu a 3ª edição no último final de semana, dias 17 e 18 de novembro, no Parque das Amendoeiras, localizado no bairro Pedro Azul, Regional Nacional. O evento foi realizado pela Prefeitura, por meio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC), com a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude (Secej).
De acordo com World, grafiteiro há 18 anos e uma das lideranças e destaque da arte urbana em Contagem, a ideia do Projeto é a revitalização do local. “Sempre estive envolvido em eventos desde a época de escola. E em 2003, na escola Tancredo Neves, em Contagem, fiz meu primeiro evento, e desde então não parei. Os eventos de grafite são encontros de amigos que pintam em outros lugares e cidades. Esta 3ª edição foi muito bacana e contamos com a parceria de muitas pessoas, como o Tiago e o Ronaldo, que são administradores do parque.”, disse.
O evento reuniu grafiteiros de vários lugares do Brasil, entre eles, Rio de Janeiro, Macaé, Santos, Paraná, Brasília, Belo Horizonte e Contagem. Fabiana Santana, 38 anos, foi uma das grafiteiras de Contagem e trabalha com a arte há 10 anos. “É a primeira vez que participo desse evento e o projeto do Luís é muito bom. Acho que tem que ter mais eventos como este, e também divulgar mais para que as pessoas possam vir e ver de perto o grafite. Para arte é muito importante esse tipo de evento”, disse a participante.
Artistas participantes
Participam os artistas: Adm (SP); Atos, Bess, Binho, Born, Celo, Dninja, Ed Mun, Ever, Fabi Santana, Faix, Fear, Fenix, Figo, Gardpan (PR); Guga Baygon (DF); Hisne, Iogs (RJ); Martokos, Matsu (RJ); Nica, Mone, MZA, Pakato (RJ); Pancho Santana, Paraty, Raios (RJ); Ramar, Rango, Rafu, Seres, Servo, Shesko (SP); Terrinha, Tinasoul, Tot, Venok, Wanatta, Wera, Wow (SP) e Zi Reis.
O projeto tem o patrocínio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem – FMIC 2018, mecanismo de financiamento e fomento da cadeia produtiva de arte e cultura em Contagem, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude.